sexta-feira, setembro 15, 2006

103 anos de Grêmio

No dia 15 de setembro de 1903 era fundado o Grêmio Football Portoalegrense, em Porto Alegre, na rua 15 de novembro de uma Porto Alegre bem diferente do que é hoje. Trinta e dois rapazes se reuniram no Salão Grau, restaurante de um hotel da capital, e deram início à história de um clube vencedor. Carlos Luiz Bohrer foi eleito o primeiro Presidente.

Mas não foi só Porto Alegre que mudou nesses 103 anos.

E por isso é que esses 103 anos de Grêmio devem ser comemorados. Um clube que atravessa um século, apesar de todas as dificuldades, merece uma homenagem.

Houve derrotas, e haverá. Bem como vitórias, que são muitas e ainda lembradas. Mas o que fica, ainda, além de títulos épicos e de decepções retumbantes, é o torcedor. Em 103 anos, muitos já se acomodoram nas arquibancadas do Olímpico (nos pavilhões da Baixada também!). Tomaram chuva, viram seu contado dinheiro ir pro ralo ao ver seu time perder. Mas igualmente pularam e sorriram com alegrias. E é com essa esperança que se auto-renova a cada semana, a cada partida, de que tudo vai mudar para melhor, é com ela que o futebol se alimenta. O torcedor, em primeiro lugar, que é o combustível para esse espetáculo.

Então, parabéns, torcedor do Grêmio e, claro, Parabéns, Grêmio!