domingo, dezembro 31, 2006

Azul, de novo


O ano de 2006 foi ano de Copa do Mundo também, é bom lembrar. Aí sim, o azul foi supremo.

A Seleção italiana conquistou o seu quarto título mundial, na décima nona edição da Copa, dessa vez disputada em solo alemão.

Jogando um futebol defensivo, mas extremamente eficiente, a Itália, despercebida no início, foi ganhando terreno. O grande momento foi a eliminação da anfitriã Alemanha, em uma prorrogação emocionante.

Na final, a vitória veio nos pênaltis, após empate em 1 a 1 com a França. O lance mais comentado, no entanto, foi a cabeçada de Zidane no zagueiro Materazzi, após este ter xingado entes do francês.

Zidane ali encerrou sua brilhante carreira. Esse lance bizarro não é capaz de ofuscar dua bela trajetória. Quem afirma isso só pode ter inveja dele, principalmente após Zidane ter dstruído a Seleção Brasileira, nas quartas-de-final.

Mas agora quero lembrar de quem fez bonito, não de quem só fez fiasco. O time de Parreira já teve meio ano para ser malhado.

A imagem que deve ficar não é nem a da cabeçada de Zidane nem do fracasso brasileiro. Mas sim a imagem vitoriosa da mais nova seleção tetracampeã do mundo. 2010 será na África do Sul.

PS: Cannavaro, que ergue a taça para a Itália, foi eleito, no fim do ano, o melhor jogador de 2006 do mundo inteiro.