sexta-feira, outubro 27, 2006

Dia de secar

Gremistas e colorados se unem hoje e agarram a toalha para secar. Dois jogos interessam diretamente: Figueirense x São Paulo, às 16h, e Santos x São Caetano, a partir das 18h10min.

A dupla Gre-Nal não larga o pé do time de Muricy. E jogar no Orlando Scarpelli contrar esse Figueirense arrumadinho... O São Paulo não deve ganhar hoje. Se tal palpite se confirmar, aliado a vitórias gaúchas na próxima rodada (Grêmio pega o Figueira em casa, e o Inter, o Botafogo, fora), o Gre-Nal cresce em importância mais ainda.

Vida dura será secar o Santos, o que interessa mais ao Grêmio, devido à vaga direta à Libertadores. Contra o São Cateano na Vila. Quase impossível não dar vitória santista.

Mas... vale lembrar 2004. Em Erechim, jogavam o quase rebaixado Grêmio (a quem tão-somente interessava a vitória) e o líder do Brasileirão Atlético-PR. E o Grêmio levava retumbantes 3 a 0. Em questão de 15 minutos, empatou. Nada adiantou aquele ponto. O rebaixamento matemático do Tricolor estava decretado. No entanto, olhando sob o prisma atleticano, aqueles dois pontos deixados no interior dos pampas lhe custaram o título para o Santos.

Ou seja: não dá para bobear na reta final, por mais morto que o adversário possa estar (como o risível Grêmio de Obino). E os times do pelotão dianteiro do certame (São Paulo, Inter, Santos e Grêmio) enfrentam, nesses últimos sete jogos, pelo menos um time que está para cair. Algum desses ruins deve fazer crime. O campeonato também pode estar nas mãos (e nos pés) de quem nem pensa em conquistá-lo.