terça-feira, dezembro 19, 2006

Cannavaro é o "melhor"

Fabio Cannavaro, zagueiro campeão do mundo pela Itália esse ano, levou, nesta segunda, em cerimônia na Suíça, o prêmio de melhor jogador do mundo. A eleição se dá através de consultas entre treinadores e capitães das seleções filiadas à FIFA.

Para a grande final, sobraram três: o próprio italiano, mais Zidane e Ronaldinho. O francês ficou em segundo, enquanto o brasileiro, com o terceiro posto. Acaba mal o ano do filho da Dona Miguelina, hein? Apesar de um ótimo primeiro semestre, com títulos do Espanhol e da Champions League, na Copa, ele fracassou, além de ter perdido o Mundial Interclubes, neste domingo. E, nessa segunda, perdeu seu reinado, após duas eleições seguidas.

A Fifa ainda premiou os melhores jogadores da Copa do Mundo de 2006. O brasileiro Ronaldo e o presidente Ricardo Teixeira receberam o prêmio "Fair Play" concedido à Seleção Brasileira.

Ronaldo recebeu também o prêmio de chuteira de bronze, já que foi o terceiro colocado na artilharia da Copa. Miroslav Klose, da Alemanha, levou a chuteira de ouro. O francês Zidane ganhou o troféu de melhor jogador do Mundial na Alemanha.

Eu vejo a Copa do Mundo como a maioria: a maior competição do futebol. Mas, dadas as suas caracterísiticas peculiares (freqüência, duração, entre outros), não pode servir de parâmetro para uma temporada inteira. Com certeza, alguém jogou mais do que Cannavaro nesse 2006 que está indo embora.