sexta-feira, agosto 04, 2006

Grêmio é punido

A punição ao Grêmio, devido aos incidentes ocorridos no último Gre-Nal, já era esperada. E ela foi severa: excetuando-se o jogo contra o Juventude, neste sábado, o tricolor não jogará suas próximas oito partidas como mandante. A perda do mando vem acompanhada de uma multa de 200 mil reais.
O Grêmio ainda pode recorrer da decisão.

O discurso do júri estava afinado: a punição, além de seu caráter jurídico, vem carregada de uma conotação exemplar. Ou seja, a sanção é forte para servir de exemplo para futuros casos semelhantes.

O Grêmio, enquanto instituição, foi mais castigado do que o devido. Oito jogos é uma enormidade. E mais: o clube nada teve a ver com as confusões, em nenhum momento houve a participação da agremiação na celeuma. Inclusive, o Grêmio montou uma estratégia para identificar os baderneiros e chegou a punir os identificados até então. Ainda suspendeu torcidas organizadas e emitiu uma nota oficial de repúdio ao que aconteceu no Beira-Rio.

Agora, caso o departamento jurídico tricolor não consiga reverter a pena, o time de Mano Menezes só retornará a mandar jogos normalmente dia 1º de novembro.

Confira as partidas nas quais o Grêmio cumprirá a pena:
13/08 – Grêmio x Atlético-PR
23/08 – Grêmio x Fortaleza
30/08 – Grêmio x Cruzeiro
03/09 – Grêmio x Paraná
17/09 – Grêmio x Botafogo
20/09 – Grêmio x Ponte Preta
04/10 – Grêmio x Palmeiras
22/10 – Grêmio x São Paulo