quinta-feira, outubro 05, 2006

Ali, ali

Campeonato Brasileiro
Grêmio 2 x 1 Palmeiras

Foi suado, um parto, como já se era esperado. Quase não deu, mas, no fim das contas, o Grêmio conseguiu sobrepujar o Palmeiras.

Ambas as equipes pisaram o gramado com propostas de jogo quase idênticas: marcação sob pressão e muita bravura. Com isso, quase não houve criação. As jogadas começavam com chutões das defesas.
Hugo, então, resolveu ceifar a mesmice da partida: deu um lençol no oponente, coisa linda, e passou para Bruno Teles. O garoto cruzou na cabeça de Ramon: 1 a 0.
A vantagem no placar não trouxe tranqüilidade. O Palmeiras continuou lutando. Juninho Paulista carimbou o travessão, no final da primeira etapa.
No segundo tempo, não houve mudanças. Mas, ao cinco minutos, ao sair aloprado do gol, Marcelo Grohe obstrui Roger: pênalti, cobrado por Paulo Baier, e jogo empatado.
O jogo se tornou mais complicado ainda. Aos 10 minutos, Rômulo cavou falta na quina da área. Um local pouco recomendável para chute direto. Mas Tcheco, mesmo sem poder bater faltas pela lesão no púbis, arriscou. E se deu bem. Com efeito, a bola entrou no cantinho: o Grêmio retomava a dianteira.
E assim se manteve o placar até o fim. Mas não faltaram percalços. Primeiro, Tcheco saiu logo após anotar seu gol. Tal qual um kamikaze, fez de seu lance mais importante o último. Rafinha entrou e não desapontou. Ele, Rômulo, Rámon e Hugo perderam gols que quase fizeram falta.
Isso porque, aos 43, o árbitro assinala que Marcelo Grohe reteve em demasia a bola. Tiro livre indireto, na entrada da área. William reclamou e foi expulso na confusão, junto com o palmeirense Neto Baiano.
Os minutos finais foram de pânico, com o Palmeiras todo em cima do Grêmio. Mas o Tricolor saiu com os tão sonhados três pontos.

O São Paulo goleou o Vasco, por 5 a 1. A diferença de cinco pontos entre são-paulinos e gremistas permanece.

O Grêmio ainda continua na briga. Vai vender caro o tricampeonato.

GRÊMIO (2): Marcelo Grohe, Patrício, William, Evaldo e Bruno Teles; Jeovânio, Sandro, Tcheco (Rafinha), Hugo e Ramon (Rudnei); Rômulo (Herrera).
Técnico: Mano Menezes.
PALMEIRAS (1): Diego Cavalieri, Paulo Baier, Nen, Alceu e Michael (Chiquinho); Marcinho Guerreiro, Francis (Neto Baiano), Marcelo Costa e Juninho (Rosembrick); Marcinho e Roger Silva.

Técnico: Marcelo Vilar.

Árbitro: Luis Antônio Silva Santos (RJ).
Cartões amarelos: Marcelo Costa, Marcinho Guerreiro, Paulo Baier (Palmeiras), William e Bruno Teles (Grêmio).
Cartões vermelhos: William (Grêmio) e Neto Baiano (Palmeiras).
Gols: Ramon, aos 32 minutos do primeiro tempo; Paulo Baier, de pênalti, aos quatro minutos, Tcheco, aos nove minutos do segundo tempo.
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre.