sábado, novembro 25, 2006

O aniversário de um milagre

Neste domingo, 26 de novembro, faz um ano que o Grêmio venceu uma partida com sete jogadores em campo, com o time adversário perdendo dois pênaltis em seu estádio completamente lotado. Neste domingo, 26 de novembro, faz um ano da Batalha dos Aflitos. É o dia da Garra Tricolor.

Neste domingo, 26 de novembro, é dia, portanto, de comemorar. Sou contra aqueles que preconizam ser isso um apequenamento. O âmago da questão não está no título da Série B, mas na forma como ele ocorreu. Claro que houve muito o que se condenar naquele jogo, como a atitude irresponsável dos jogadores gremistas que brigaram com o árbitro, como a péssima atuação da equipe antes da confusão do segundo tempo.

Mas a História nunca foi, nem será, um reduto da verdade. Quem venceu conta-a. E conta do seu jeito. Então, na "verdade", Patrício, Domingos, Escalona e Nunes foram heróicos, defendendo à unha o Grêmio da "roubalheira"; Odone foi duro na queda ao querer tirar o time de campo; Marcel mostrou-se abnegado ao cavocar a marca penal (e sem isso, Ademar acertaria o pênalti!) ...

O Grêmio ganhou. Ele foi o vencedor. A História é dele, portanto. Faça o que bem entender dela, então. E está fazendo o certo: valorizando-a.