sábado, novembro 18, 2006

Nada como um ano após o outro

Campeonato Brasileiro
Grêmio 3 x 1 Santa Cruz

Há praticamente 365 dias, no mesmo estádio Olímpico, jogavam Grêmio e Santa Cruz, em partida válida pelo quadrangular decisivo da Série B. Naquele momento, ambos se igualavam e travavam um duelo ferrenho. Precisaram duas cabeçadas de dois jogadores de qualidades duvidosas e que nem mais estão no Grêmio para o Tricolor gaúcho bater o rival: Lipatin e Marcel, Grêmio 2 a 0.

Passou-se um ano. O estádio Olímpico realmente foi o mesmo. Mas Grêmio e Santa Cruz, não. Ambos subiram de divisão. O Santa, no entanto, permaneceu um time de segunda. Está rebaixado novamente. O Grêmio, não. O Grêmio está em terceiro lugar e com um pé na Libertadores 2007. Nada como um ano após o outro. Nada como aprender com os erros.

E, agora falando na partida, o Grêmio começou errando também. As ligações diretas facilitavam a defensiva adversária. O primeiro gol saiu de um chute de média distância, o único jeito possível devido ao futebol pouco criativo: Bruno Teles, nos longínquos 30 minutos, contando com um desvio no meio do caminho. Os outros dois gols que sacramentariam a vitória vieram logo depois, ainda na etapa inicial. Patrício, de boa atuação, e Hugo, também participativo.

Segundo tempo foi o momento de o Grêmio puxar o freio de mão. O Santa Cruz se empolgou e até descontou, com Fabrício Ceará.

Pré-Libertadores assegurada e a certeza de que 2005 não voltará tão cedo. Tudo está no seu lugar.

GRÊMIO (3): Galatto; Patrício, Evaldo, William e Bruno Teles; Jeovânio, Sandro, Tcheco, Alessandro (Rudinei) e Hugo (Aloísio); Rômulo (Ramon). Técnico: Mano Menezes.

SANTA CRUZ (1): Anderson; Wilson Surubim, Hugo (Fabrício Ceará) e Sidraílson; Osmar, Bruno Lança, Junior Maranhão, Jairo (Jamesson) e Reginaldo Araújo; Jorge Henrique e Nenê.Técnico: Fito Neves.

Juiz: Antônio Denival de Morias (PR), auxiliado por Roberto Braatz (Fifa - PR), e Aparecido Donizetti Santana (PR)
Gols: Bruno Teles aos 30 minutos, Patrício aos 35 e Hugo aos 42 do primeiro tempo. Aos 15, da segunda etapa Fabrício Ceará.
Cartões amarelos: Evaldo (Grêmio) e Nenê (Santa Cruz).

Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre.