segunda-feira, maio 07, 2007

Mais do que merecido


Campeonato Gaúcho
Grêmio 4 x 1 Juventude

Não foi pela goleada acachapante de ontem, nem pela superioridade nos dois jogos decisivos. Desde o primeiro jogo, na vitória diante do São José, em Cidreira, o Grêmio já se credenciava ao seu 25º título estadual. Com uma campanha irrepreensível, a cereja no bolo foi o massacre em um domingo chuvoso, mas de Olímpico lotado: 4 a 1, em cima de um Juventude perdido, atônito, acuado.

Tcheco, finalmente, resolveu jogar bem em partidas decisivas. Fez o primeiro gol, belo, por sinal. Além disso, articulou e movimentou-se bem. O primeiro poderia ter sido de mais gols azuis, mas faltou perícia na finalização.

Já a etapa final brindou quem estava tomando a chuva fria que começara a cair no intervalo. Diego Souza, de voleio, fez golaço; Tcheco aumentou; Lúcio, perspicaz, sepultou o time serrano. Tuta novamente mostrou vontade e luta, mas, muito lento, perdeu gols e até um pênalti, defendido por André.

Gabriel descontou tardiamente. Ninguém mais tirava a taça do Grêmio. Na realidade, ninguém nunca pôde. Quem ousou levou um rotundo pataço, bem à moda gaudéria. Bem gauchão. Os caxienses que o digam.