domingo, outubro 15, 2006

A retomada

Campeonato Brasileiro
São Caetano 0 x 2 Grêmio

O Grêmio precisava fazer sua parte primeiramente, a despeito dos resultados paralelos. E o fez. Aproveitando-se de um adversário abaixo da linha da pobreza e que manda seus jogos em um campo quase neutro, o Tricolor bateu o São Caetano por 2 a 0.

O jogo em si foi muito ruim. O Grêmio, apesar do placar, em nenhum momento empolgou. Muito pelo contrário. Novamente, o meio-campo se houve lento e pouco criativo. Rômulo, em um contragolpe, chutou cruzado e perdeu a melhor chance do primeiro tempo. O Azulão, time de um ponto no returno, justificou sua vice-lanterna. Só chegava perto do gol de Galatto com Anderson Lima cobrando faltas.

O fator decisivo deu-se aos 23 minutos. O lateral Triguinho aplicou uma voadora em Lucas, em lance banal, e foi bem expulso. O São Caetano, a partir daí, inexistiu. E o Grêmio, por sua vez, tomou conta da segunda bola. Mas faltava qualidade para penetrar na área alheia.

Aos 37, Wellington, quem diria, cruzou boa bola que Lucas (comemorando com Rômulo, na foto)aproveitou, ao antecipar-se da zaga: 1 a 0. Um gol justo. Mais pelo esforço do Grêmio do que por qualquer mérito técnico.

O segundo tempo continuou de doer. Paulo Ramos, sumido, acabou ingressando na partida. Os inócuos Ramon e Rafinha saíram. Em um lance, Paulo Ramos fez mais que os dois em quase 90 minutos. Deixou Rômulo de frente para o gol. O centroavante, que não marcava desde a goleada sobre o Botafogo, desencantou: 2 a 0, aos 31 minutos. De tempo, ainda, para Mano Menezes ser expulso, por reclamar demais do árbitro. E foi só.

Só? Não, não foi só. Essa vitória significa muita coisa. O Grêmio volta a vencer, e fora de casa!, reassume a segunda posição, mantém a diferença para o São Paulo, Rômulo tornou a marcar, e Lucas, mesmo apagado em campo, regressou da Seleção deixando sua marca.

Vista por poucos no Anacleto Campanella, esta foi uma vitória de ouro, a vitória da retomada.

Ah, e havia uma certa touca azul-forte, não? É, mas agora vem o verão, hora de rasgá-la.

SÃO CAETANO (0): Mauro; Ânderson Lima, Gustavo e Tiago e Triguinho; Daniel, Marabá (Dinelson), Márcio Hahn e Élton (Cláudio); Martín e Marcelinho (Gustavo Gaúcho). Técnico: Hélio dos Anjos.
GRÊMIO (2): Galatto; Patrício, Evaldo, William e Wellington; Jeovânio (Sandro Goiano), Lucas, Tcheco, Ramón (Aloísio) e Rafinha (Paulo Ramos); Rômulo. Técnico: Mano Menezes.


Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC).
Público e Renda: 2.619 pagantes e R$ 71.615,00.
Cartões Amarelos: Marcelinho (SC), Jeovânio (GRE), Anderson Lima (SC), Patrício (GRE), William (GRE), Lucas (GRE).
Cartão Vermelho: Triguinho (SC).
Gols: Lucas aos 37 minutos do primeiro tempo e Rômulo aos 31 minutos do segundo tempo
Estádio: Anacleto Campanella (São Caetano do Sul/SP).